Crescimento dos planos de saúde entre idosos destaca mudanças demográficas em abril de 2026

hospitalares chegam a 52,96 milhões de beneficiários em abril de 2026; na imagem, pessoa em consulta

Em abril de 2026, os planos de saúde apresentaram um crescimento significativo entre pessoas com 59 anos ou mais, superando o aumento observado entre os jovens. A pesquisa da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiário) nº 118, elaborada pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), revela que, enquanto o número de beneficiários na faixa etária de 0 a 18 anos permaneceu praticamente inalterado, o segmento de idosos registrou o aumento mais expressivo.

Os dados demonstram que:

  • 0 a 18 anos: o número de beneficiários caiu de 11,98 milhões em abril de 2025 para 11,97 milhões em abril de 2026, representando uma diminuição de 0,1%;
  • 19 a 58 anos: o total passou de 31,68 milhões para 32,27 milhões, um crescimento de 1,8%;
  • 59 anos ou mais: o aumento foi de 8,45 milhões para 8,71 milhões, resultando em um crescimento de 3,1%.

Ao final de abril, o setor contava com 52,96 milhões de beneficiários de planos de saúde, refletindo um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com a incorporação de 836,7 mil novos vínculos.

“A saúde suplementar atende beneficiários em diferentes fases da vida. Por isso, acompanhar a evolução das faixas etárias é importante para compreender a dinâmica do setor e as mudanças demográficas que também se refletem nas carteiras de planos de saúde”, afirma Denizar Vianna, superintendente executivo do IESS.

Predomínio dos planos coletivos no mercado

Os planos coletivos continuam a dominar o mercado de saúde suplementar. Em abril de 2026, 44,5 milhões de pessoas estavam vinculadas a esse tipo de plano, o que representa 84% do total de beneficiários de planos médico-hospitalares. Dentro desse universo, 38,7 milhões estavam em planos coletivos empresariais, correspondendo a 87% dos contratos coletivos.

Crescimento dos planos odontológicos

Os planos exclusivamente odontológicos também mostraram crescimento, atingindo 35,98 milhões de beneficiários em abril de 2026, um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. O setor ganhou 1,2 milhão de novos beneficiários nesse período.

Assim como nos planos médico-hospitalares, os contratos coletivos são majoritários entre os planos odontológicos. Em abril, 30,2 milhões de pessoas possuíam planos coletivos, o que equivale a 84% do total, sendo que 89% desses contratos eram coletivos empresariais.

Sobre o IESS

O IESS é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a realizar estudos sobre o mercado de saúde suplementar no Brasil, produzindo dados e análises que visam apoiar políticas públicas, melhorar o sistema de saúde e contribuir para o debate sobre o setor.

Fonte: poder360.com.br

Mais recentes

PUBLICIDADE