O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com a nova líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), na próxima segunda-feira, 29 de junho de 2026. Este será o primeiro encontro entre os dois desde que a senadora assumiu o cargo, anteriormente ocupado por Jaques Wagner (PT-BA).
lula: cenário e impactos
No encontro, Lula e Leitão discutirão as prioridades da liderança no Senado. Ao anunciar a nomeação de Teresa, o presidente destacou que ela terá a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira, que estão em tramitação, incluindo o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros.
A liderança do governo no Senado era exercida por Jaques Wagner, que deixou o cargo após ser mencionado na 9ª fase da operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em 18 de junho. Esta operação investiga a possível participação de agentes públicos em um esquema de irregularidades no sistema financeiro.
Além de Wagner, o empresário Augusto Ferreira Lima, proprietário do Banco Pleno, também foi alvo de medidas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal. As ações incluem 18 mandados de busca e apreensão em diversos estados, além de medidas cautelares, como a proibição de contato entre os investigados e a suspensão de passaportes. A Polícia Federal indicou que os fatos podem configurar crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro.
Teresa Leitão, que anteriormente era líder do PT no Senado, deverá ver o cargo de liderança ser ocupado por Beto Faro (PT-PA). A definição sobre a nova liderança será feita em reunião da bancada do PT no Senado na terça-feira, 30 de junho, às 8h30. Uma das vantagens apontadas é que, assim como Teresa, Faro não disputará cargo eletivo em 2026, já que seu mandato vai até 2031.
Fonte: poder360.com.br